Olá caros
leitores,
Vocês
sabem o que significa mediação pedagógica? Bom, este termo envolve a relação
recíproca entre professor e aluno pela busca na construção do saber. Atualmente
com a tecnologia digital presente no cotidiano dos alunos e também nas salas de
aula, cada vez mais fica evidente uma mudança de comportamento no ambiente
escolar. O professor enquanto aquele que ensina, torna-se o mediador em
construir o conhecimento em conjunto com as ferramentas digitais, para de fato,
efetivar o ensino-aprendizagem do educando.
Para
que haja esta construção do conhecimento, o professor leva em consideração as
experiências de vida de cada discente e utiliza os recursos tecnológicos para
intensificar o aprendizado do mesmo, sendo um facilitador no sentido de
motivá-lo na conquista dos seus objetivos. O que faz do estudante, ser um
indivíduo capaz de ser autônomo e crítico diante dos acontecimentos na
sociedade, fazendo com que exerça os seus direitos enquanto cidadão.
"A mediação pedagógica pressupõe, dessa forma, a ação de um docente que ajuda a desenvolver no aluno a curiosidade, a motivação, a autonomia e o gosto pelo aprender, seja no ambiente presencial ou no ambiente virtual" (MACHADO, FERREIRA e AQUINO, 2010, p. 3) e assim, "convidando-o, sempre que possível, à reflexão sobre sua ação, para que ele possa desenvolver sua autonomia, criatividade e capacidade crítica." (MORAES, 2008, p. 17 apud MACHADO, FERREIRA e AQUINO, 2010, p. 4).
Ainda sobre a mediação pedagógica vale ressaltar, que "para Moraes (2008), por meio da biologia do amor, na aula, quer presencial ou virtual, torna-se possível a escuta sensível do outro como legítimo outro, a partir da formação do SER e de seu FAZER." (MACHADO, M.; FERREIRA, S. M. B. e AQUINO, V., 2010, p. 4) enfatizando que "a aula é espaço de formação humana e da produção cultural " (VEIGA, 2008 apud MACHADO, M.; FERREIRA, S. M. B. e AQUINO, V., 2010, p. 4). É isso.
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
MACHADO, M.; FERREIRA, S. M. B. e AQUINO, V. A mediação pedagógica à luz do pensar complexo: uma análise comparativa da aula em ambiente virtual e presencial. Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529, vol. 6, nº 23, jul. 2010. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/133/116>. Acesso em: 11 out. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário